Porque investir em uma previdência privada?
Esta é uma ideia que já deve ter passado pela cabeça de muitos de nós pelo menos uma vez: será que é mesmo importante investir em nossa aposentadoria? E a partir de quando?
Com o passar do tempo, vemos um encurtamento da verba pública e diversas restrições direcionadas à aposentadoria, e algumas das razões apresentadas pelo governo são: o aumento da expectativa de vida e consecutivamente maior quantidade de idosos, assim como capacidade de trabalho até uma maior idade.
Eu me lembro quando era criança que o meu avô já ganhava a aposentadoria desde os 60 anos de idade, já desde a reforma da previdência, a aposentadoria para homens agora é apenas a partir de 65 anos, além de muitas outras regras e burocracias. Então nos questionamos sobre a nossa segurança e também a imprevisível capacidade de trabalhar até certa idade.
Tipos de aposentadoria
Primeiramente vamos analisar os dois tipos mais comuns de aposentadorias disponíveis, assim como o cálculo do pagamento realizado, incluindo as alterações desde a reforma da previdência a qual foi efetivada desde 13-11-2019.
Aposentadoria por idade
A partir de agora, para se candidatar a receber a sua aposentadoria será necessário cumprir 65 anos para homens e ter contribuído durante pelo menos 20 anos para o INSS e 62 anos no caso das mulheres com 15 anos de pagamento da previdência, ou caso contrário, o indivíduo deverá continuar trabalhando até atingir a cota mínima.
Aposentadoria por tempo de contribuição
Antigamente ao completar 35 anos de trabalho e contribuição (homem) e 30 anos (mulher), você já estaria elegível a se aposentar.
Desde a reforma da previdência, além do tempo de experiência agora será necessário completar também a idade mínima de 57 anos de idade (mulher) e 60 anos (homem).
Cálculo do pagamento
O valor mínimo a receber, segundo a previdência do INSS será de no mínimo 60% da média salarial obtida durante os anos declarados com um aumento de 2% por cada ano trabalhado além do mínimo requerido (20 anos homem e 15 anos mulher)
Por exemplo: Ramiro atingiu os 65 anos e contribuiu por 22 anos, Ramiro então irá receber 60% + 4% = 64% da média de todos os salários declarados.
Josefa atingiu os 60 anos e contribuiu por 20 anos, então receberá 60% + 10% = 70% da média salarial declarada ao INSS.
Vantagens de investir na previdência privada
Como você pode ver, é difícil depender apenas da aposentadoria pública, além da porcentagem a receber muito reduzida ao valor que um dia estávamos acostumados, teremos de lidar também com toda a inflação que cresceu durante os anos de trabalho e também todas as possíveis situações imprevisíveis que possam passar com a nossa idade.
O valor investido em sua previdência privada te dará diversos benefícios, tais como redução de pagamento de impostos, assim como a flexibilidade de como você quer acessar o seu dinheiro, aguardar para receber de forma parcial e por um prazo determinado, recebimento vitalício (até o investidor morrer) ou até mesmo receber todo o valor investido de uma só vez.
A previdência privada também serve como uma forma para o investidor se acostumar a poupar dinheiro sem perdê-lo, com uma intenção para se sentir mais seguro com o envelhecimento, mas também com a opção de recuperar todos os fundos investidos em caso de uma emergência.